Preparando sua empresa...

Chegou o momento ?
Se a resposta é positiva algumas etapas são necessárias, entre elas a decisão, por parte dos dirigentes, em investir na qualidade e dar o suporte necessário para que toda a empresa a pratique com entusiasmo.
Quais as obrigações da empresa ? No aspecto geral deverão ser desenvolvidos documentos técnicos e demais procedimentos que darão à empresa o direcionamento e os padrões exigidos pela qualidade.
Também serão identificados e mapeados os processos produtivos, interações e atividades.
Cada equipe deverá ser treinada de acordo com os padrões de trabalho e para monitorar a eficácia das operações serão atribuídos indicadores de desempenho. Periodicamente a empresa realizará uma auditoria interna e com os dados obtidos, juntamente com os índices e informações internas, concluirá a análise crítica de seu desempenho.
Ações de melhoria serão aplicadas de maneira preventiva ou corretiva.
Como fazer a implantação ?
Primeiramente entender o objetivo da empresa e através deste contexto elaborar um projeto personalizado contendo escopo, prazo de implantação, responsáveis entre outros detalhes relevantes ao sucesso desta etapa.
Como podemos ajudar ?
Com uma solução rápida, descomplicada e eficaz, garantiremos o sucesso na implantação e no atendimento aos requisitos do regimento PBQP-H.
Entre em contato através do FALE CONOSCO.
Apresentaremos um projeto personalizado às suas necessidades, ​rápido, descomplicado e com ótimo custo benefício.

Sobre o PBQP-H

O que é o PBQP-H e para que serve ?
O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, instrumento do Governo Federal, tem como meta organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.
Dessa forma, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos. O objetivo, a longo prazo, é criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país, atendendo, em especial, a produção habitacional de interesse social. Empresas do segmento de construção civil devem obter a acreditação através de um organismo certificador, mediante implantação, documentação e auditoria, para, principalmente, oferecer benefícios aos seus clientes através de agentes públicos de financiamento (Instituições bancárias federais).
Por que e como participar ?
A exigência crescente do mercado e o aumento da competitividade tornam cada vez mais importante a implantação de programas de qualidade e produtividade no setor da construção civil. Nesse contexto, o PBQP-H propõe-se a organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade e da modernização produtiva, gerando um ambiente de isonomia competitiva. Para isso, o Programa conta com a participação ativa dos segmentos da cadeia produtiva, agregando esforços na busca de soluções com maior qualidade e menor custo para redução do déficit habitacional no país. Essa participação ativa do setor, construída pelo consenso entre entidades, parte de uma adesão voluntária ao Programa, por meio de um processo de sensibilização e agregação do segmentos produtivos, buscando-se responder aos diagnósticos sobre os problemas existentes no setor da construção civil, respeitando as diferenças dos setores envolvidos e as desigualdades regionais.
Veja os grupos dos principais agentes do PBQP-Habitat e como sua organização pode participar do Programa, inserindo-se em um desses perfis:
Contratante: setor público, atuando por meio de Termo de Adesão e Acordo Setorial, firmado entre os agentes da cadeia produtiva e o PBQP-Habitat, prevendo o desenvolvimento de ações que integram o Programa;
Agentes do Setor: fabricantes de materiais e componentes, atuando por meio de um Programa Setorial de Qualidade (PSQ), que é elaborado, operacionalizado e acompanhado numa parceria entre setor público e privado;
Empresas de serviços e obras, por meio da participação no SiQ/SiAC - Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras/Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras, além do Acordo Setorial, em que são definidos os prazos e metas para a qualificação das empresas em cada unidade da Federação;
Instituições: agentes financiadores e de fomento, pela participação em projetos que busquem utilizar o poder de compra como indutor da melhoria da qualidade e aumento da produtividade do setor da construção civil. Incluem-se aqui os agentes de fiscalização e de direito econômico, pela promoção da isonomia competitiva do setor, por meio de ações de combate à produção que não obedeça às normas técnicas existentes, e de estímulo à ampla divulgação e respeito ao Código de Defesa do Consumidor;
Consumidores: exercendo seu direito de cidadania ao exigir qualidade dos produtos e serviços do setor da construção civil, e utilizando seu poder de compra ao dar preferência às empresas que tenham compromisso com os sistemas de qualidade do PBQP-Habitat.
Fonte: Ministério das Cidades http://pbqp-h.cidades.gov.br/pbqp_apresentacao.php